20/01/2010

Avaliação

Triste é a situação dos enfermeiros a nível nacional, para além do congelamento da carreira à cerca de uma década, foi proposta pelo ministério uma nova grelha salarial que piora em tudo a situação dos mesmos, enfermeiros com anos de trabalho não são devidamente reconhecidos, enfermeiros recém-licenciados no lugar de receberem 1020 euros iliquidos passam aos 995 iliquidos. Postura do estagiário perante isto, é uma frustração autentica! são 4 anos de formaçao em que nos sujeitamos a ser tratados por vezes a baixo do que realmente somos (pessoas que estão para aprender), temos elevados padrões de avaliação (e sabe deus como nos mexemos para estudar no fim de um dia de trabalho), tudo para depois para além de desempregados provavelmente pouco ganharemos face ás responsabilidades e estudos que detemos. Facto é que hoje grande parte dos recem-licenciados estão a dirigir-se para fora do país. E será que nunca o ministério da saúde se questionou porquê? será que é tão dificil entender as condições necessárias ao bom funcionamento das instituiçoes de saúde?
O que é facto é que em meio hospitalar muitas vezes até o material mais básico falta (ex: luvas), muitas vezes existe de tal modo a racionalização dos recursos financeiros das instituições que nem todos os pacientes têm acesso à medicação dita estrita em situaçoes viáveis (ou seja cara que não pertence a maus prognósticos).
É nos pregada teoria certissima em termos de qualidade e excelência dos serviços prestados, no entanto transpondo para a realidade prática pouco se aplica muito em parte devido á falta de profissionais. Só me questiono,será que tudo o que aprendi serve apenas para um futuro decente na saúde, que virá ninguem sabe quando?

1 comentário:

  1. Se fosse só a grelha salarial...
    Aconselho-te a consultares o Decreto-Lei n.º247/2009 de 22 de Setembro, no qual se define a nova carreira de enfermagem. Passam a existir apenas dois tipos de enfermeiros: os enfermeiros e os enfermeiros principais.

    ResponderEliminar